sexta-feira, 2 de maio de 2008

Florença, Roma e Veneza - Itália, inesquecível

LA MIA DULCE ITALIA

A dica importante chegando na Italia é que eles preferem o espanhol ao inglés, logo se você não conhece o idioma nativo, vai por mim.

A Itália tem muito história, cada cidade conta uma parte dessa história para gente, como em todos os lugares, então quando chegar para conhecer é legal ter uma pequena idéia do que se trata e crie você a sua estória.

FIRENZE
Arte e cultura é o que definem Firenze. Cidade pequena, plana e cheia de atrações culturais.

Andar a pé pela cidade dá a oportunidade de conhecer cada detalhe dela, podendo parar entre um sorvete e outro, apreciar e viajar no tempo.

A Cattedrale di Santa Maria del Fiori (Duomo) na Piazza del Duomo é cartão postal da cidade e a fila para entrar é bem grandinha. Lembre-se que bermudas, saias, short e roupas decotadas são proibidas.

Tem o Mercato Tipic di Firenze com uma variedade absurda dos mesmos e vale a pena conhecer. Pertinho tem outros mercados, acesse o link acima e conheça, não me lembro bem.
Ah em Firenze na Piazzale Michelangelo é onde você pode conferir o pôr-do-sol mais incrível que já vi, além de conseguir ter uma vista belíssima da cidade. Vide “dicas” para saber como faz para chegar lá.

Indo para a Galleria dell'Academia você confere as estátuas dos principais escultores italianos. Seguindo você dá de cara com a ponte Vecchio (séc. XIV), a única que sobrou depois da guerra. Nos lugares onde existia o comércio da região, como açougue e pequenos mercadinhos, houve uma transformação, a arquitetura foi preservada e surgiram lojas de jóias carrérrimas!

Firenze perto ali do Rio Arno e da Galleria dell’Academia você confere um comércio onde tem roupas, bolsas, quadros e belíssimas máscaras originárias de Veneza. Tudo em Firenze é bem carinho, vale a pechincha e tem muito brasileiro trabalhando lá, quem sabe consegue descontos. Perto da praça Duomo também tem uma feirinha.


ROMA
Em “dicas” você confere várias, mas não pode deixar de ir ao Coliseu (é incrível a sensação e a arquitetura do lugar). Aproveite para visitar Roma Antiga que fica logo em frente.
Tome muito sorvete italiano (gelatto), muitos eles são absurdamente bons.


Em Roma você precisa comprar os tickets de ônibus urbano nas tabacarias. Entre no ônibus e valide o seu ticket, pois não tem cobrador e caso aja fiscalização você paga multa. Isso vale para os trens também.

A estação central Stazione Termini dá acesso a inúmeras cidades italianas, a viagem é segura e se quiser pode conferir os horários e comprar o bilhete pelo da Trenitalia.

Vá a Fontana de Trevi e jogue uma moeda para que sempre volte a Roma.

Ande pelas ruas e compre roupas lá, os preços são imbatíveis, mas experimente tudo, comprei uma calça e tive que doá-la, nem sempre o mesmo tamanho tem de fato o mesmo tamanho.
Coma pizza e saiba porque as italianas são diferentes das nossas. Provar uma boa massa e tomar um vinho também vale a pena.

Vá ao Vaticano, visite a capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Aqui reserve o dia todo, saindo cedo de Roma, porque terá que ir de ônibus e a fila para entrar em ambos os lugares é gigantesca.

Vá ao Campo dei Fiori e confira os legumes e flores da época. Vide “dicas” os dias e horários para ir até lá.

A Piazza de Spagna também é famosa e a noite é um ponto de encontro onde as pessoas se reúnem para rever os amigos e beber.

Fora as igrejas e museus, aí você escolhe quais quer visitar.


VENEZA
Todo mundo tem vontade de conhecer e ver como a cidade inundada sobrevive. É interessante e diferente também.
Formada por várias ilhotas o Gran Canale é a principal via de acesso aos bairros e ilhotas da famosa Veneza.

Estando lá não deixe de ir a Piazza San Marco e observe a Basílica também. Tem um monte de pombas, não as alimente per favore!

Vá até Murano, a cidade onde os maiores vidreiros ficavam lá concentrados fazendo coisas incríveis e passando o processo de pai para filho. Tem o Museu do Vidro lá e vale a pena conferir. Para chegar a Murano tem que pegar o “ônibus-barco”.

Tem um ticket que você compra e ele tem validade para até 3 dias e você pode pegar o “ônibus-barco” que te dará acesso as principais atrações da cidade. Faça as contas e veja se vale a pena, no meu caso valeu porque não fiquei no centro da cidade e tinha que ir para lá todos os dias.

Em Veneza você andará bastante porque uma atração turística é bem próxima da outra. Compre água no supermercado e frutinhas. A cidade é bem cara e se tiver coragem de trazer uma máscara no colo, compre-a!

A ponte do Rioalto é a mais antiga de Veneza e você tem que passar por lá. Depois que atravessá-la encontrará um comércio amplo e muitos restaurantes.


Por: Daniella

2 comentários:

Valéria Franco disse...

Obrigada pelas dicas. Vou fazer uma viagem com meu esposo a Veneza, Roma e Paris, então essas informações são de grande valia.

Elenir disse...

adorei relembrar, lendo as dicas de voces, gostaria de voltar a Itália um dia pois oque vi foi muito pc e fiquei maravilhada.