sexta-feira, 2 de maio de 2008

Madri, Segóvia, Barcelona - Espanha, adorável!

Como a Titi falou saimos de cena, mas voltamos com a corda toda... (aparentemente : -0)

Sábado passado estávamos comendo pizza na casa de um amigo quando um deles comentou:

- (amigo): "Meu tô indo pra Europa semana que vem, tem umas dicas aí Dani?" - (Dani pensando): "Até tenho, será que ele vai anotar?"
- (Dani respondendo): "Até tenho...um monte! Lugares bacanas esses que escolheu..." (aí fiz aquela cara de paisagem)
- (Dani pensando): Putz! Vai dar um puta trabalho ter que escrever toooooooooodas as dicas...vamos ver, caso a coragem volte a me procurar eu escrevo.

Bom, o resultado disso tudo foi: a coragem voltou e escrevi as dicas! Gostei tanto do resultado final que resolvi compartilhar.

Quando fiz meu primeiro mochilão estava as voltas com os preparativos da viagem quando o cara com quem estava na época me ajudou. Reunimos um monte de informações, resultado da pesquisa em vários sites de viagens e fiz meu "caderninho". Ele imprimiu tudo pra mim, encadernou e eu levei . . . me acompanhou por todos os lugares (o caderninho tá? O cara ficou por aqui mesmo.)

ORGANIZANDO A VIAGEM
Os arquivos do meu "caderninho" também estarão anexo e os mesmos estão com o formato e tamanho de letras ideais para que possa imprimi-las, encaderná-las e colocar em um dos cantos da mochila. Todos os lugares que citarei abaixo possuem localização e preços dentro dos arquivos "dicas" (Dicas Espanha). Além da minha água esse caderno sempre me acompanhava porque tem dicas macros e ao chegar nos lugares ia conferindo por onde não podia deixar de passar.

Vale ressaltar que não fui a todos os lugares presente nas "dicas" e por isso abaixo inicio um relato com as principais atrações e o que mais gostei de cada lugar. Ao chegar em qualquer lugar, passe no centro de informações turísticas, pegue o mapa do metrô e da cidade, na Europa esse serviço funciona bem e é ajuda muito.

A primeira coisa que fazia ao chegar era essa. Na arrumação de sua mochila procure colocar roupas leves para que não precise parar para lavar, 20 dias dá tranqüilo, desde que não tenha problema em repetir roupas. O mais delicado aqui são as camisetas, considere que andará o dia todo com uma e que a noite colocará outra para sair e essa pode ser repetida, caso você não "ferva", bom tudo isso vale para o verão, ok?

Em museos e igrejas calças compridas são de lei, caso tenha aquela onde tem zíper para q possa retirar e por as pernas já te ajuda. Procure levar menos coisas possíveis, pois com certeza trará coisinhas e aí tem que tomar cuidado com o excesso de peso entre os trechos internos que fará de avião, lá eles tem um peso limite que pode te atrapalhar ou fazer com que tenha que se desfazer de algumas coisas para embarcar. Leve sua mochila grande com roupas e tudo mais e uma mochila pequena, para que possa levar seu livreto de dicas, água, e comida. Eu comprava comida nos supermercados, deixava na geladeira dos albergues e saia pela manhã com meus lanchinhos, pois a minha melhor refeição deixava para fazer a noite em um lugar bacana.

Verifique quanto tempo ficará nos lugares para ver se vale a pena comprar tickets de ônibus para mais de dois dias e bilhetes de metrô com mais de uma viagem. A compra de passagens aéreas e de tickets de trem pela internet evita filas, ajuda na organização de horários e garante alguns descontos.

Além dos lugares conhecidos eu sempre converso com o pessoal do local para ver coisas que só eles conhecem, fora da rota. Essa é uma boa dica: procurar lugares além dos recomendados pelos guias turísticos é sempre surpreendente.



COMECEMOS PELA ESPANHA. MARAVILLOSA!

MADRI
Cidade bastante parecida com São Paulo, com o charme da arquitetura de cidade európéia. Chegando lá poderá observar a porta de entrada da cidade, Puerta del Sol (coração da cidade). Como em todos os grandes centros passei pela Plaza Mayor. Tem alguns restaurantes baratos e bacanas por lá. O Palácio Real também é lindo, vale a pena conferir a arquitetura e a grandiosidade do palácio e também a decoração na parte interior ..é bem no centro de Madri, e saindo do palácio você pode passear pelo Parque Del Buen Retiro, lugar agradável para descansar.

Cidade com muitos museos e o mais importante (um dos 10 melhores do mundo) é o Museo del Padro (com obras imperdíveis). Dizem que o Museo Centro del Arte Reina Sofia também é muito bom. Ao lado tem o Real Jardín Botânico se quiser conferir. Tem uma feira de rua bem parecida com a Benedito Calixto na Vila Madalena chamado El Rastro, mercado de pulgas onde encontra-se de tudo, desde de móveis a colares, roupas, bolsas, quadros...um lugar bem bacana, mas só acontece aos domingos pela manhã (10h - 15h). Esteja atento aos seus pertences para que não seja roubado (dica de segurança válida em qq lugar).

Tem um Parque no centro de Madri, pertinho de uma estação de metrô que não me lembro o nome. É um parque parecido com o do Ibirapuera, é lindo, se estiver com seu tênis de corrida dá pra dar uma corridinha. Passeando pelo parque você encontrará muitas coisas legais como a paisagem com flores lindíssimas, a organização do espaço e também tem um jardim lá onde eles fizeram uma homenagem as vítimas daquele atentado terrorista que aconteceu no metrô de Madri....cada árvore representa uma vítima e todas juntas simbolizam a paz. Fui ao parque algumas vezes, dá para fazer piquinique, passear, correr, dormir enfim....parque!

SEGÓVIA é uma cidade que fica há 30 minutos de Madri (en tren), ela fica no alto de um vale e é um arqueoduto romano onde encontra-se grandes monumentos e obras do Império Romano. Lá também tem um castelo onde dizem que foi a inspiração de Walt Disney para compor suas histórias de princesas.

Quanto a diversão, não deixe de conferir a Tourada, a maior plaza é a Monumental de las Ventas, fica ao lado do metrô Ventas, tem que comprar com antecedência (dentroa de "dicas" tem algumas informações sobre lugares e preços). Ir a uma apresentação de Flamenco é lei. Existem várias opções, uma dica é procure lugares onde a tradição é levada em consideração, as vezes você poderá ter acesso a um "show" que é mais para turista e não retrata o verdadeiro Flamenco. Eu tive a oportunidade de assistir um em Barcelona com uma amiga madrilenã, foi barato e muito bom no final ela disse: Maravilloso, estoy encantada! Vou colocar na dica em Barcelona, ok?

Para comer experimente uma boa tortilla de patatas...uma delícia, além de carnes e confira um sanduíche de presunto Parma, inesquecível! Não podendo deixar de citar a paella. Para comprar vinhos e trazer na mochila tem o carrefour com preços excelentes.


BARCELONA
Cidade beirando o mediterrâneo é sinônimo de baladação e de orgulho para o seu povo que se considera catalão e não espanhol. Cheia de turistas é uma cidade cara também. Aqui as minhas idas ao supermercado eram mais freqüentes. Tem uma biblioteca onde eu acessava a Internet gratuitamente, fica dentro de uma universidade, não me lembro o nome agora, mas a rua é uma perpendicular a La Rambla (bem no comecinho dela indo para o porto) é onde fica a biblioteca tem um restaurante logo na entrada chamado Jardin (se não me engano). Você precisa levar seu passaporte para fazer a carteirinha.

Tudo tem na La Rambla, é a principal rua no centro de Barcelona onde você encontra de tudo, desde de restaurantes carrérrimos a lanchonetes bacanas, tem souvenirs, tem arte, tem tudo lá. A La Rambla também dá acesso a outros bairros e lugares onde pode conferir arte e ir até o porto (ele fica no final da Rambla).

Não deixe de ir a praia e ver a galera fazendo topless é engraçadíssimo, você consegue ter uma idéia de como somos preconceituosos com relação ao assunto....o mar é bem gelado, mas dá pra tomar um solzinho, beber alguma coisa e pensar na vida. A orla é curtinha, caminhando você consegue ver todas as praias, inclusive as dedicadas aos naturalistas. Sei que tem uma estação de metrô que dá acesso a praia, você desce e anda uns 15 minutos até chegar na orla, mas como outros nomes, também não me lembro. É fácil, pergunte no balcão de informações que fica dentro do bairro gótico eles explicam tudo da cidade e dão dicas imperdíveis.

Gaudí é o artista mais famoso de Barcelona e suas principais obras conferem a cidade um charme irresistível, sendo assim não deixe de visitar a igreja Sagrada Família, a Casa Batló, a Casa de Gaudí que fica dentro do Parque Güell. Quando for ao parque vá pela manhã é um pouco longe (metrô também dá acesso ao parque) e aí você fica a manhã por lá, visita o parque, a Casa de Gaudí e faz um lanchinho por lá mesmo (leve na sua super mochila). Tem mais informações em “dicas”. Para chegar na Sagrada Família vá de metrô também.

Montijüic é um morro onde o acesso também é fácil por metrô e na saída do metrô você toma um ônibus que percorre o parque todo e lá você terá acesso ao Estádio Olímpico onde se deu as olimpíadas de 92. Lá você pode entrar em um castelo bem legal e tem acesso a um museu militar. A vista é belíssima, você vê parte de Barcelona do alto. Aqui também reserve sua manhã e parte da tarde para que possa chegar e visitar tudo com calma. Você toma o ônibus desce, observa, depois pega outro, desce em outro ponto e por aí vai...o mais legal é que só paga uma vez!

Com relação as baladas, tem uma no porto gigante onde você paga uma vez e tem acesso a mais de 3 espaços diferentes. É bem legal porque a vista é linda e balada é sempre balada, no meu caso preferi uma que parecia um bar e tocava rock e uma outra que mais tarde é boa para dançar. Mas ao andar pela Rambla será bombardeado com encartes de baladas que acontecem em vários lugares e tem algumas que eles te pegam onde estiver hospedado. Cuidado rola muita droga e muita bebida, facilitando o assalto ou até coisas mais difíceis.

No bairro gótico tem uma praça onde tem restaurante e lojas, é bem no comecinho do bairro vindo pela Rambla. Foi lá que assisti a um show de Flamenco. O bar é bem pequenininho, passeando por lá a propaganda fica na porta. Vale a pena conferir.

Tem um mercado, La Boqueria, parecido com o mercado municipal onde tem fruta, carnes, doces, legumes, peixes e etc. Confira e compre lá umas frutinhas. O mercado é fica em uma travessa da Rambla (sentido porto). Adoro mercados!


TOLEDO
Cidade antiga, anterior ao império romano. Encantadora! Têm sinagogas, museus, mosteiros e igrejas para conferir. A cidade é pequenininha, mas reserve um dia para passar por lá. Como estou escrevendo demais, vide “dicas” para conferir o que a cidade te oferece.
Putz, lembram-se das "dicas Espanha" que coloquei lá no começo da nossa conversa? Então, não consigo anexar o pdf aqui, se quiserem me escrevam que mando por e-mail, ok?

Por: Daniella

6 comentários:

paloma disse...

oi!!!!!
Só dizer que gostei do que voceis falam de Madri, eu sou guia de Madri, toledo e Segovia também.
Uma dica só, o nome da estaçao de metro no parque de retiro é "Retiro"mesmo
Um saludo e parabens
a Paloma

Natália disse...

Oi Daniella!
Estou indo fazer doutorado sanduíche na Espanha ano que vem e adorei suas dicas, pois a cidade que ficarei fica no centro norte da Espanha (Valladolid).
Por favor, podes me mandar as "dicas" que falaste no tópico por e-mail? Meu mail é: natimezzomo@gmail.com.
Brigadão!!

Josie disse...

Oi Daniella

Primeiro, gostaria de parabenizá-la pelo blog. Suas dicas são excelentes e com certeza ajudarão muitos brasileiros q pretendem ir a Espanha. Pretendo fazer meu doutorado lá no ano que vem e me interessei muito pelas dicas que estão no seu "caderninho". Será que poderia me enviar? Meu email é josievocal@yahoo.com.br. Desde já agradeço!

Thaís disse...

OIEEE!!!
Adorei as dicas, vou fazer um mochilão em janeiro de 2011 e tô em dúvida em relação aos meus dias em Madrid e Barcelona.
Devo fazer Madrid-Bacelona no dia 10 ou 11?
É que todo mundo fala que Barcelona tem mais coisas p/ fazer...

Dia 07/01- saída do Brasil ( aéreo)
Dia 08/01- Chegada em Madri (chego às 10:35)
Dia 09/01- Madri
Dia 10/01- Madri
Dia 11/01- Madri – Barcelona ( trem )
Dia 12/01- Barcelona
Dia 13/01- Barcelona
Dia 14/01- Barcelona – Roma (aéreo) (saio às 11:00)

Me mande seu pdf também, por favor: thaisgeronrtv@gmail.com

Graxxx

(isso é só parte do meu roteiro, a que estou com dúvida)

claudio segobia disse...

Meu nome é Claudio Sergio Lopes Segóbia, sou descendente de Espanhóis, achei muito interessante a idéia de vocês, se possivel quero aprender com vocês pois quando for á Madri, Segóvia ou Barcelona, já saberei um pouco destes lugares, meu Email é claudio_segobia@hotmail.com, mais uma vez meus parabens. Claudio Segobia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, BRASIL

ionadeluiz disse...

ola que otimo estou me organizando para ir na Espanha em outubro gostaria muito de receber suas dicas meu e-mail é ionadeluiz@hotmail.com
grata desde já.
bjs
Ioná