Mostrando postagens com marcador perfumes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador perfumes. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Porque eu acho a Stella McCartney fodástica?


Não, não são pelos motivos óbvios como: Ah ela é filha de uma lenda do Rock! A mãe dela foi uma das mulheres mais ricas do mundo! No TCC dela, ela colocou a Naomi e a Kate pra desfilar na faixa e o papi fez a música do catwalk!
Eu acho ela fodástica, porque ela é um exemplo de um bom nepotismo!
É claro que tem pencas de excelentes estilistas durangos pelo mundo afora, aqui mesmo nas redondezas de casa, tem uma estilista muito bacana, que faz umas roupas bem descoladas e divertidas!
Mas voltando a Stella, a mina é foda! Primeiro que apesar de ter tido um baita pistolão, ela conseguiu ter o nome completamente dissociado do pai, quem compra as roupas dela, compra porque gosta do estilo e não porque o pai dela e um ex-Beatle!
Ela tinha tudo pra ser pior que a Paria Hilton e causadoras da mídia, ela preferiu se dedicar os trabalho, à própria família, e é claro, é amiga de todo mundo que a gente gostaria também de ser!
Mas o que mais me chama a atenção é que ela é convicta em suas idéias, talvez por ser podre de rica, ela não usa nada em sua coleção que tenha couro, e sabemos que no mundo do "mastígio" (produtos de massa, mas com prestígio), o que se vende mesmo são perfumes, calças jeans, e acessórios, principalmente bolsas, carteiras, cintos e sapatos, e mesmo sabendo que ela dá preju para a chefia, ela bate o pé e não usa nada de couro!
Definitivamente é uma atitude de se admirar! Ela nunca foi fascinada pelos apelos da mídia instantânea, e construiu uma carreira de responsa!
Eu mesma, fui durante alguns anos vegetariana, mas um dia, olhando para os meus pés, percebi o tamanho da minha hipocrisia...não cmia carne, mas usava sapatos de couro!
Não que eu tenha imediatamente corrido para algum McDonald's e me acabado num sanduba, mas percebi que tinha que ser menos radical, mesmo porque é muito difícil abrir mão de velhos hábitos!
Bom pra finalizar este post homenagem, digo o seguinte: Comprei o perfume dela, e simplesmente A-DO-RO! Mesmo pq inteligentemente ela não utiliza nada natural e a fragrância é bem agradável! Sim a indústria química foi responsável pela detonação que o planeta vive agora, mas tb pode contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida!

Por: Christina

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Uma aula sobre perfumes!

Dia desses, entro no escritório de dou de cara com uma das pessoas mais do bem que eu conheço, a Tania Fazzi, uma mega-ultra especialista em perfumaria, além de mãe, esposa e profissional é uma pessoa humana incrível (aff tá meio Faustão demais esse preâmbulo), ela agora é minha colega de trabalhommmm ha haíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii* (homenagem o máior químico do mundo, o Silvio Santos!).
Bom chega de momento Dumiiiiiiiiiiiiiiiiiiinguuuuuuuuuuuuuuu legal! E vamos ao que interessa!!
Falei pra ela que junto com duas amigas, mantemos um blog "humirde" que fala sobre várias coisas cotidianas, e que uma das minhas responsabilidades é sempre falar um pouco sobre cosméticos, com uma abordagem mais técnica, mas que seja de fácil compreensão, como eu sei que ela dá aulas sobre o tema, eu na cara-de-pau característica, pedi que ela desse uma contribuição para nós, nos explicando melhor sobre o perfume e muitas de suas caracteríscas e curiosidades!
Tamú bem na fita pessoal! Espero que vocês gostem!


O perfume é...


“…uma delicada mistura de materiais naturais ou sintéticos, relacionados a extratos de flores, ervas, condimentos etc.…
combinados em proporções exatas para conferir uma experiência estética e hedônica”.

Mas quimicamente falando ...

“Perfume é uma mistura complexa de ingredientes (moléculas) orgânicos incluindo ésteres, cetonas, aldeídos, acetais, hidrocarbonetos etc....combinados para produzir odores específicos”.

…em média um perfume contém de 20 a 500 componentes orgânicos. As vezes uma fragrância pode conter todos os componentes químicos (em termos de grupos funcionais) descritos em um livro de química orgânica.



Notas de topo: materiais mais voláteis, é o primeiro elemento a ser percebido quando a fragrância é aplicada
Notas de corpo: materiais menos voláteis.Esse componentes começam a agir depois que as notas de topo tiverem se dissipado.Ex. florais como violeta ou tuberosa
Notas de fundo ou base: menos voláteis. Ex. Musk, madeira, vanilina. Esta é a porção mais duradoura da fragrância



Fragrância é uma parte importante das formulações cosméticas, principalmente pelo efeito psicológico que pode apresentar. Com frequência uma fragrância pode determinar o sucesso ou o fracasso de um novo produto.

Principais pontos considerados para o desenvolvimento de uma fragrância:

• Emocional, hedônico (muitas vezes lincados ao apelo ou ingredientes específicos do produto);
• Interação com a base (mascarar odor);
• Ações extra: antimicrobiana, repelente, relaxante.

O mito do Fixador….

Algumas pessoas acreditam que o “FIXADOR” é um ingrediente que se compra pronto e se acrescenta em uma fragrância para fazê-la durar mais. (Nota da escriba*)Isso é muito importante minha gente...

FIXADOR NÃO EXISTE!!!

A idéia de fixar um perfume a fim de prolongar sua duração é puramente química.

A combinação correta e equilibrada de ingredientes com alto peso molecular, de difícil evaporação ( como Musc, Âmbar, Baunilha, entre outros), e que compõem o fundo de um perfume é a responsável pela fixação da fragrância na pele.

Dicas e cuidados

Como escolher um perfume
  • Sempre utilize fitas olfativas para pré-selecionar as fragrâncias favoritas Preferencialmente não esteja usando perfume no momento da compra;
  • Aplique em pele no MÁXIMO 4 fragrâncias, e em áreas (do braço) que não estejam perfumadas;
  • Confie na primeira impressão, mas só compre depois de estar com a fragrância na pele por mais de ½ hora;
  • Não se iluda com o fato da fragrância ser “MARAVILHOSA” na pele da melhor amiga (o).
Em que áreas do corpo aplicar um perfume?

  • Experimente na nuca, atrás dos joelhos e pulsos: locais onde a circulação é maior, portanto mais quente, provocando a evaporação do perfume;
  • Borrifar no ar e “passar” pela nuvem de perfume é um caminho alternativo para quem quer uma perfumação mais sutil;
  • Se a fragrância tiver corante CUIDADO com as roupas de tecidos claros;
  • Se exagerou na quantidade de perfume ou quiser tirar a fragrância, a única maneira é começar do zero: BANHO. Água e sabão nos locais onde aplicou. Ainda assim, um pouco da fragrância pode permanecer.
O que interfere no cheiro da fragrância
  • Para escolha de uma fragrância deve-se levar em conta vários fatores além de seu gosto pessoal, já que em contato com a pele e suas particularidades uma mesma fragrância pode ter cheiro diferente de uma pessoa para outra;
  • A sua alimentação pode ser um fator de interferência. Comidas muito especiadas ou condimentadas alteram o odor do suor, portanto também alteram a reação da sua pele com o perfume;
  • Diferenças de hábitos também interferem. Por exemplo, fumantes alteram o caráter da fragrância, pois sua pele já tem um odor diferente, não está “pura”;
  • Diferença de raça também pode ser um fator de diferenciação: peles negras reagem diferentemente de peles brancas, amarelas…

Fragrâncias Diurnas ou Noturnas, para o Verão ou para o Inverno: qual a diferença???

  • Devido ao clima quente do Brasil, a procura por fragrâncias leves é muito comum para o uso diurno, por serem refrescantes e prolongarem o frescor do banho por mais tempo;
  • As notas cítricas frescas e frutais radiantes combinam muito com o dia e com o verão e se espalham rapidamente na pele. Por serem mais leves permitem que sejam reaplicadas durante o dia, mas NÃO permitem a exposição direta ao sol. (Perfume, praia e piscina definitivamente não combinam!!!);
  • Já as fragrâncias selecionadas para o uso noturno, são mais pesadas e pensadas, uma vez que as “más intenções” ou o poder de sedução parecem mais aguçados nesta hora.
Como conservar seu perfume
  • Todo perfume vem com data de validade declarada na embalagem e que deve ser respeitada;
  • Ainda assim, para garantir o caráter da fragrância inabalado, você deverá conservá-lo longe do calor, do sol e da umidade;
  • O armário ou a pia do banheiro são os piores lugares para se guardar um perfume;
  • O lugar ideal, sem dúvida, seria dentro da geladeira, mas se você o mantiver dentro da caixa e dentro de um armário, longe da luz, do calor e do sol, a vida útil de seu perfume pode se prolongar.
Por: Christina*

*Tantan, obrigadíssima por essa aula! Beijos!