Mostrando postagens com marcador Cosméticos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cosméticos. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Hipoaler...quêm?

Olá!!!!

Motivos além das nossas vontades fizeram com que este blog ficasse um pouquinho ás moscas, porém já convocamos a nossa dedetizadora preferida e mandamos bala na higienização do pedaço!
Mas voltando à prosa de hoje, quero compartilhar de uma coisa que aconteceu comigo hoje:
Fui numa rede popular de perfumaria, naqueles lugares que mesmo se você não precisa você saí pelo menos com um maravilhoso tira-calos!
Mas a minha intenção era comprar um delineador preto, tá a Amy Winehouse está difundindo a mania no mundo todo, ****momento lembranças tão pequenas de mim mesma!***** eu sou apaixonada por esse tipo de maquiagem desde os primórdios de 'mi vida', pq desde sempre vi as fotos do casamento dos meus pais e lá tem uma foto pra lá de estilosa de Dona Vi, conhecida internacionalmente como minha amada mãe!
Na maioria das fotos ela usava moooooooooito delineador e fazia aquele olhinho bem pin-up! Qdo era mais nova eu pensava que era resultado de lápis, e sempre tentava fazer igual, óbvio que uma floresta amazônica de lápis para olhos foi derrubada por essa causa, até que um dia tive a brilhante idéia de perguntar para minha mãe como é que ela fazia aquele pãns, nos olhos.
E ela tranquilamente me disse: "Ah isso? Eu usava delineador!", me pergunto: quantos Kajais não seriam poupados, se eu não tivesse feito essa pergunta antes?. Um dia eu posto uma foto dela naquela época!
Ok, mas voltando a loja hoje, vendo delineadores de 6 a 25 reais, a garota pra me convencer a comprar o de 25 olha pra mim e fala: "Ah esse é hipoalergêncio!", e eu fiz aquela cara de conteúdo e falei: "Ah é? bacana!". E comprei o de 6 reais mesmo!
Porque estou falando sobre isso? Para informar, para o consumidor, que todos os produtos para a área dos olhos, uma vez que registrados pela a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem que ter sido obrigatóriamente testados para a área dos olhos, então isso jamais deveria ser utilizado como argumento de venda! É a mesma coisa que dizer, que ração de cachorro é própria para consumo canino! Chover no molhado total!
Existem várias maneiras de se testar um produto para a área dos olhos, desde as mais cruéis que são pingar soluções em animais (prática triste e horrível, porém muito barato ainda), a testes com as películas em ovos fertilizados, se pingar uma solução na membrana do ovo e ele ficar avermelhado, tem-se um excelente parâmetro para avaliação de o produto pode ser usado nos olhos ou não.
E só pra finalizar, segue uma definição sobre os produtos hipoalergênicos:
  • O que é um produto Hipoalergênico? Qual a diferença de um produto* antialérgico?Um produto hipoalergênico, é aquele cujas chances de causar alergia são menores que dos outros, ou seja, quando testados em pacientes alérgicos não causam alergia em 98% dos indivíduos. Isso significa que mesmo sendo hipoalergênico pode causar alergia em 2% dos indivíduos, isso vai depender de cada pessoa.Um produto antialérgico é aquele que evita a alergia, ou seja, é um medicamento.
*Retirado do site: www.alergoshop.com.br

Então, meus amores, sempre prestem atenção se o produto é hipoalergênico, mais saibam que isso é fundamental para se contar num produto, principalmente para a área dos olhos!

Beijos e saudades de escrever por aqui!

Por: Christina

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Uma aula sobre perfumes!

Dia desses, entro no escritório de dou de cara com uma das pessoas mais do bem que eu conheço, a Tania Fazzi, uma mega-ultra especialista em perfumaria, além de mãe, esposa e profissional é uma pessoa humana incrível (aff tá meio Faustão demais esse preâmbulo), ela agora é minha colega de trabalhommmm ha haíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii* (homenagem o máior químico do mundo, o Silvio Santos!).
Bom chega de momento Dumiiiiiiiiiiiiiiiiiiinguuuuuuuuuuuuuuu legal! E vamos ao que interessa!!
Falei pra ela que junto com duas amigas, mantemos um blog "humirde" que fala sobre várias coisas cotidianas, e que uma das minhas responsabilidades é sempre falar um pouco sobre cosméticos, com uma abordagem mais técnica, mas que seja de fácil compreensão, como eu sei que ela dá aulas sobre o tema, eu na cara-de-pau característica, pedi que ela desse uma contribuição para nós, nos explicando melhor sobre o perfume e muitas de suas caracteríscas e curiosidades!
Tamú bem na fita pessoal! Espero que vocês gostem!


O perfume é...


“…uma delicada mistura de materiais naturais ou sintéticos, relacionados a extratos de flores, ervas, condimentos etc.…
combinados em proporções exatas para conferir uma experiência estética e hedônica”.

Mas quimicamente falando ...

“Perfume é uma mistura complexa de ingredientes (moléculas) orgânicos incluindo ésteres, cetonas, aldeídos, acetais, hidrocarbonetos etc....combinados para produzir odores específicos”.

…em média um perfume contém de 20 a 500 componentes orgânicos. As vezes uma fragrância pode conter todos os componentes químicos (em termos de grupos funcionais) descritos em um livro de química orgânica.



Notas de topo: materiais mais voláteis, é o primeiro elemento a ser percebido quando a fragrância é aplicada
Notas de corpo: materiais menos voláteis.Esse componentes começam a agir depois que as notas de topo tiverem se dissipado.Ex. florais como violeta ou tuberosa
Notas de fundo ou base: menos voláteis. Ex. Musk, madeira, vanilina. Esta é a porção mais duradoura da fragrância



Fragrância é uma parte importante das formulações cosméticas, principalmente pelo efeito psicológico que pode apresentar. Com frequência uma fragrância pode determinar o sucesso ou o fracasso de um novo produto.

Principais pontos considerados para o desenvolvimento de uma fragrância:

• Emocional, hedônico (muitas vezes lincados ao apelo ou ingredientes específicos do produto);
• Interação com a base (mascarar odor);
• Ações extra: antimicrobiana, repelente, relaxante.

O mito do Fixador….

Algumas pessoas acreditam que o “FIXADOR” é um ingrediente que se compra pronto e se acrescenta em uma fragrância para fazê-la durar mais. (Nota da escriba*)Isso é muito importante minha gente...

FIXADOR NÃO EXISTE!!!

A idéia de fixar um perfume a fim de prolongar sua duração é puramente química.

A combinação correta e equilibrada de ingredientes com alto peso molecular, de difícil evaporação ( como Musc, Âmbar, Baunilha, entre outros), e que compõem o fundo de um perfume é a responsável pela fixação da fragrância na pele.

Dicas e cuidados

Como escolher um perfume
  • Sempre utilize fitas olfativas para pré-selecionar as fragrâncias favoritas Preferencialmente não esteja usando perfume no momento da compra;
  • Aplique em pele no MÁXIMO 4 fragrâncias, e em áreas (do braço) que não estejam perfumadas;
  • Confie na primeira impressão, mas só compre depois de estar com a fragrância na pele por mais de ½ hora;
  • Não se iluda com o fato da fragrância ser “MARAVILHOSA” na pele da melhor amiga (o).
Em que áreas do corpo aplicar um perfume?

  • Experimente na nuca, atrás dos joelhos e pulsos: locais onde a circulação é maior, portanto mais quente, provocando a evaporação do perfume;
  • Borrifar no ar e “passar” pela nuvem de perfume é um caminho alternativo para quem quer uma perfumação mais sutil;
  • Se a fragrância tiver corante CUIDADO com as roupas de tecidos claros;
  • Se exagerou na quantidade de perfume ou quiser tirar a fragrância, a única maneira é começar do zero: BANHO. Água e sabão nos locais onde aplicou. Ainda assim, um pouco da fragrância pode permanecer.
O que interfere no cheiro da fragrância
  • Para escolha de uma fragrância deve-se levar em conta vários fatores além de seu gosto pessoal, já que em contato com a pele e suas particularidades uma mesma fragrância pode ter cheiro diferente de uma pessoa para outra;
  • A sua alimentação pode ser um fator de interferência. Comidas muito especiadas ou condimentadas alteram o odor do suor, portanto também alteram a reação da sua pele com o perfume;
  • Diferenças de hábitos também interferem. Por exemplo, fumantes alteram o caráter da fragrância, pois sua pele já tem um odor diferente, não está “pura”;
  • Diferença de raça também pode ser um fator de diferenciação: peles negras reagem diferentemente de peles brancas, amarelas…

Fragrâncias Diurnas ou Noturnas, para o Verão ou para o Inverno: qual a diferença???

  • Devido ao clima quente do Brasil, a procura por fragrâncias leves é muito comum para o uso diurno, por serem refrescantes e prolongarem o frescor do banho por mais tempo;
  • As notas cítricas frescas e frutais radiantes combinam muito com o dia e com o verão e se espalham rapidamente na pele. Por serem mais leves permitem que sejam reaplicadas durante o dia, mas NÃO permitem a exposição direta ao sol. (Perfume, praia e piscina definitivamente não combinam!!!);
  • Já as fragrâncias selecionadas para o uso noturno, são mais pesadas e pensadas, uma vez que as “más intenções” ou o poder de sedução parecem mais aguçados nesta hora.
Como conservar seu perfume
  • Todo perfume vem com data de validade declarada na embalagem e que deve ser respeitada;
  • Ainda assim, para garantir o caráter da fragrância inabalado, você deverá conservá-lo longe do calor, do sol e da umidade;
  • O armário ou a pia do banheiro são os piores lugares para se guardar um perfume;
  • O lugar ideal, sem dúvida, seria dentro da geladeira, mas se você o mantiver dentro da caixa e dentro de um armário, longe da luz, do calor e do sol, a vida útil de seu perfume pode se prolongar.
Por: Christina*

*Tantan, obrigadíssima por essa aula! Beijos!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ahhhhhhhh, mais eu faço "cuestão" de postar isso!!!!



Aí ô antes de receber esse newsletter eu já havia cantado essa bola, estamos conversadas Loira Falsa??? hehehehehe!

Por: Christina

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Olheiras são fofinhas só nos ursos panda!

Tem coisa mais fofinha que um urso panda? Ai eu adoro eles e fico super triste com o perigo de extinção de um animal tão bonito e interessante.
Mas se tem algo que é pior que isso é você se parecer com um urso panda...com aquelas olheiras de fazer inveja ao José Serra!
Segue aqui umas sugestões para tentar minimizar este mal:

O que você precisará:
  • Chá de saquinho
  • Rodelas de pepino
  • Cremes para os olhos com retinol e vitamina K
  • Corretivo
  • Creme para hemorróidas (ahn??? Isso mesmo, eu explico depois)

Sugestão 1:
Dorme melhor fia...
Uma maneira de atenuar esse problema é dormir melhor, tá eu sei que nem sempre é possível dormir o quanto se deseja, mas é possível dormir bem mesmo sendo por pouco tempo.
O ideal é não dormir de barriga cheia, ao invés disso, beber muita água durante o dia.
Ah e fumar, beber em excesso e dar um tapa na pantera também são responsáveis pelas olheiras.

Sugestão 2:
Soluções caseiras:
Por incrível que pareça, as nossas sábias mães e avós que colocavam rodelas de pepino nos olhos tinham razão! Pela manhã corte duas rodelas de pepino e deixe nos olhos por 10 -15 minutos, as olheiras vão desinchar.
Uma outra coisa interessante é utilizar os saquinhos de chá (aquela mate leão tradicional já ajuda muito), o tanino presente nos chás ajudam a reduzir o inchaço e melhoram a aparência dos olhos. E por favor, use os saquinhos após estarem frios e não deixe cair nos olhos.

Sugestão 3:
Lavar o rosto com água fria:
Lave o seu rosto com água fria e sabonete líquido específico para o rosto. A água fria, ajudará a aumentar a circulação da área e diminuirá o inchaço.

Sugestão 4:
O creme compensa...
Opte sempre por creme que tenham vitamina K ou retinol em sua composição, os dois são considerados muito eficientes no tratamento das olheiras.
Apesar de estranho, os cremes para hemorróidas também ajudam a reduzir as olheiras, pois aumentam a circulação sanguínea na área, mas cuidado para que não caia nos olhos.
Ah! Sempre que aplicar cremes para área dos olhos utilize os dedos anelares, em sentido horário e muuuuuuuuuuuuito delicadamente.

Sugestão 5:
Esconde isso, cruuuuuuuuuzes!
Bão tá complicado com tudo isso? Use um corretivo, primeiro passe a base, depois pó compacto e para finalizar o corretivo (acredite ou não tem muita gente que coloca o corretivo antes da base).

Última dica:
Reduza o sal
Agora a sua pele, já está com uma aparência relaxada, e preparada para o resto da maquigem!
Tente comer comidas com pouco teor de sal, para diminuir a renteção de agua, isso não é bom para as olheiras e para todo o resto do corpo...
Bom, agora é hora de cair na balada e ser feliz! Bom final de semana.
Por: Christna Santos

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A lorota do shampoo sem sal!

OK, a proposta aqui é só falar o bem, das coisas boas e tals, mas se tem algo que me deixa muito, mas muito irritada são as propagandas enganosas!
Sinceramente eu acredito que nem é má intenção, mas sim um enorme telefone sem fio, no começo da fila se fala "Quero comprar uma blusa" e no final da fila se tem a resposta: "Lei de Newton".
O sal que conhecemos e tanto queremos abolir de nossos shampoozinhos, o cloreto de sódio (NaCl) tem a única função de eletrólito (ãhn???), simplificando: Ele só serve pra dar viscosidade no shampoo, e ele não se deposita nos fios, e assim que se enxagua os cabelos, vai se o sal, o agente detergente (o palavrão Lauril éter sulfato de sódio) e todo o resto.
Mesmo quem faz progressiva pode usar shampoo com sal sem problemas, o fundamental é sempre utilizar shampoo para cabelos quimicamente tratados, mesmo que contenham cloreto de sódio na sua composição.
Ah!!! E porquê usam o sal ao invés de outras coisas, para engrossar o shampoo??? Preço baby, somente isso.
Tem sim outros agentes que podem ter a mesma função, mas sinceramente, eu prefiro que esse investimento na formulação seja em princípios ativos (como silicones, extratos vegetais e proteínas) a uma alternativa a nosso bom, velho e barato sal.


Por: Christina Santos