segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dieta com BAIXO teor de sódio

A nossa consultora de cosmético Christina (Titi para os íntimos) falou sobre olheiras e nos deu algumas sugestões. Dentre tantas achei interessante falar sobre a redução de sal na alimentação. Como fazer para evitar e eliminar este pózinho branco (sódio) do nosso corpinho?
Vai aí algumas dicas e informações:

Um adulto saudável precisa entre 1500 a 2400 miligramas de sódio por dia, mas muitos consomem mais de 3000. Uma colher de chá de sal de cozinha contém 2300mg de sódio. Além disso, há sódio na maioria dos alimentos do dia-a-dia também. O sódio é associado a hipertensão e outros problemas de saúde (edemas e retenção de líquidos). Para controlar sua ingestão segue algumas dicas:

Evite comida processada
Vegetais frescos, carne e peixe de água doce (corvina, traíra, pintado, truta, tilápia) não contém sal, ou têm baixas doses de sódio, enquanto alimentos processados/industrializados contém sódio.

Remova o sódio do alimento
Para alguns produtos, o sal pode ser removido, como ao drenar/eliminar a água de conservas e imergindo os vegetais em água fresca.

Quantidade de sódio nos temperos
Muitos temperos são quase sal puro com um toque de condimento, evite estes produtos.

Dilua o sódio dos alimentos
Se comprar produtos com muito sódio, como sopas, um método de reduzir a taxa de sódio é diluição. Por exemplo, ao preparar uma sopa industrializada, adicione vegetais como batatas, cebola e cenoura. O resultado é mais sopa com menos sódio e mais vitaminas por porção.

Jogue fora o saleiro
Não use sal quando for cozinhar ou comer, pessoas que fazem isto reduzem a quantidade de sódio ingerida em 30%. Você pode substituir o saleiro por um pimenteiro ou outros temperos e ervas frescas (de preferência). Pimenta fresca é boa em remover o gosto fraco que interpretamos como "precisa de mais sal".

Deixe o sal bem longe de você, assim garantirá uma alimentação com melhor qualidade e uma pele ultra saudável!

Se quiser saber mais sobre alguma informação nutricional e/ou alimentar é só chamar!


Por: Fernanda Karine

Nenhum comentário: