terça-feira, 20 de novembro de 2007

20 de Novembro - "Dia a Consciência Negra" . É só da Consciência Negra mesmo?


São 267 municípios em 12 estados brasileiros que decretaram no dia de hoje feriado em comemoração o "Dia da Consciência Negra", além de ser um movimento que tenta promover através de discussões e de eventos culturais o resgate da história contributiva dos negros do Brasil, foi escolhida a dedo porque nesse dia em 1865 Zumbi dos Palmares, foi morto. Esse é considerado um mártir, pois lutava bravamente contra a escravidão e seu quilombo chegou a ter 30 mil negros refugiados. Detalhe o Brasil hoje possui 5.562 municípios, segundo o IBGE.

Bem a questão que quero dividir aqui não é nem se teríamos que ter um feriado ou não, na verdade quero tocar naquele delicado assunto, que incomoda, segrega, ofende, mas que quando levantado ouvimos: "Imagina, não acredito que o Brasil seja preconceituoso, olha como é linda essa miscigenação" ou algo do tipo "Preconceituoso? EU? Jamais só fico preocupado com a diferença cultural e social que existe entre a Maria Eduarda e o Pedro, afinal de contas eles são de mundos bem diferente."

Todas as vezes que falamos dos negros lembramos de como são pobres, favelados, narigudos e muitas vezes até bandidos, porém hábeis no futebol, fazem um carnaval espetacular, uma feijoada maravilhosa e dançam um samba como ninguém ... e samba lembra mulher e mulher negra lembra corpão com um belo pandero, que bonito de se ver. Masssssss qual foi mesmo a contribuição que essa raça trouxe para a nossa nação, para o mundo, além de carregar coisas pra lá e pra cá? Alguém me ajuda a responder? Alguém?

Pois bem, fontes históricas valorizam as influências africanas na formação da cultura ocidental. No Brasil não podemos negar a influência africana no nosso português, principalmente, se levarmos em consideração que a presença de negros africanos em território nacional proporcionou um contato direto com os homens brancos e índios que aqui viviam, refletindo diretamente sobre o comportamento social e a cultura, em geral. Além disso temos influência na arquitetura, ciência, literatura, música, política, culinária, esporte, literatura, cultura e etc..


Segundo a professora baiana Neide Smolka, doutora em letras e educação, que realiza uma minuciosa pesquisa sobre a cultura negra e o péríodo da escravidão , cinco séculos antes de Cristo, Heródoto já mencionava os africanos, especificamente os etíopes do Norte e do Sul, que compunham o exército negro. Além disso, cientistas concordam que na África surgiu o primeiro ser humano.

Os quilombos, onde os escravos ficavam refugiados, eram liderados por negros cultos, princípes e nobres, diferente do que a maioria das pessoas pensam, pois eles tinham consciência de seus direitos e eram preparados, uma vez que pertenciam a parte nobre da sociedade feudal ao qual viviam na África e com isso idealizaram e coordenaram grandes movimentos a favor da resistência a escravidão.


Os números da escravidão indicam que durante 400 anos milhares de homens, mulheres e crianças foram escravizados e o Brasil foi um grande parceiro nisso tudo, aqui era onde o tráfico de escravos acontecia em proporções estrondosas. Os traficantes de escravos ganhavam mais que os próprios fazendeiros ou plantadores de café e de cana-de-açúcar.

A professora Cácia Rehen (Jeuié/BA) declara: "A questão dos escravos é tão dolorosa como o holocausto, mas ao contrátrio do que acontece com o povo judeu, pouca gente no mundo dá a devida importância ao ocorrido com os negros".

Mas a maioria das informações que temo vem da história, não essa história que a gente aprende na escola de que os negros foram trazidos e obrigados a trabalhar, que apanhavam e que depois a nossa querida Princesa Isabel resolveu, por um ato de bondade e solidariedade assinar a Lei Áuera. Não gente, tem muito mais conteúdo nessa história. . . A nossa princesa estava sofrendo uma baita pressão política uma vez que o Brasil foi o último a libertar seus escravos e uma das coisas que nossos políticos avaliavam era, caracas! Se tivermos que indenizar essa negrada toda, vai faltar dinheiro. Diferente dos europeus e japoneses que aqui chegaram e receberam subsídios para contribuirem para o crescimento econômico do país e assim se reestabelecerem, os negros foram jogados às ruas sem ajuda alguma, sem preparo, moradia, estudo e até mesmo alimento. Tiveram que se virar, afinal de contas estavam bem longe de casa. Só para vocês terems uma idéia a Lei Áurea demorou 56 anos para ser aprovada, vocês tem noção? Bem parecido com as leis que temos de transformação social e de desenvolvimento econômico que hoje tramitam no Congresso Nacional, qualquer semelhancia é mera coincidência.


Dados sobre a miscigenação apontam que: "A partir de estudos genéticos, 45% ou 77 milhões de brasileiros possuem 90% ou mais de genes africanos subsaarianos. Mais de 75% dos brancos do Norte, Nordeste ou Sudeste apresentam ancestralidade africana superior a 10%. Mesmo no Sul, com seu marcante histórico de imigração européia, este valor é na ordem de 49%. Em comparação, nos Estados Unidos apenas 11% dos brancos apresentam mais de 10% de genes africanos.
Conclui-se que 86% dos brasileiros, ou 146 milhões de pessoas, possuem mais de 10% de genes africanos". Fonte: Wikipédia.

O "Dia da Consciência Negra" retrata a disputa pela memória histórica do negro brasileiro. Preservar a memória é uma das formas de construir a história. E todos nós fazemos parte dela e podemos trabalhar para que a consciência seja coletiva. Ensinando nosso filhos, contando a verdade, se informando, cobrando da mídia, prestigiando, enfim . . .que tal uma sociedade de fato igualitária e democrática? Precisamos mesmo de somente um dia para pensarmos nisso?
Por: Daniella.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dan,

Parabéns pelo Blog!!!Muito bom o texto sobre a Consciência Negra.

Um Bjo

Unknown disse...

jessiknha diz : bom eu adorei seu comentario pq diz que naum devimos ter preconceito e é o que o mundo tem muito hoje em dia e o preconceito contra os negros na minha opimião todos são iguais naum importa a cor ou sexo todos somos iguais, e é verdade o que vc falow sobre os negros sanbarem bem e as negras teren uma curvia e é verdade se naum fosse eles o mundo tava perdido e nada ver essa pessoas pensaren que os negros são ladrões eles naum irian gosta que axasse isso deles naum e verdade ?
então nunk devemos julgar pela cor e sim pelo o que a pessoa é !!!!

bjs....

by:jessiknha ....

Anônimo disse...

Ameei me ajudou no meu trabalho