quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Por justiça e por Flávia

Quando a Daniella via msn me convidou para montarmos um blog para falar das coisas que gostamos, eu sugeri que não queria colocar o meu nome, para poder meter o pau em algumas coisas que não gostava.
Como sempre a Danny me deu um show de bondade e ponderação, me convencendo que o objetivo daqui seria falar o bem e de coisas do bem. Thanks Dandan!
Mas hoje o assunto que quero comentar, não é nem um pouco bom, mas quanto mais for comentado será para o bem!
Lendo o Blog do Alexandre Inagaki www.pensarenloquece.com, soube da história da Flávia Souza Belo, que em janeiro de 1998, junto com o seu irmão foram para a piscina do prédio em que moravam em Moema, devido a um superdimensionamento do sistema de sucção da piscina do prédio, teve os cabelos sugados, ficando por vários minutos embaixo d'agua e hoje vive em coma vigil "a pessoa dorme à noite, mas durante o dia mantém os olhos abertos, mas não fala, e não se movimenta, não responde a estímulos verbais e não interage com o meio ambiente, ou seja, fica alheia a tudo que acontece à sua volta. De vez em quando, apesar de acontecer raramente, Flavia sorri, mas pelo que tenho lido a respeito do estado de coma vigil, a pessoa nesse estado pode ter alguns movimentos involuntários, sorrir e até chorar, mas ainda assim continuar em estado de coma, inconsciente, pois como diz a literatura, essas reações seriam automáticas."
Esse caso me chamou muito a atenção por vários motivos:
1) Nesses 10 anos a família da Flávia vive essa tragédia e até agora os culpados não foram condenados.
2) A Odele (a mãe da Flávia), não quer sensasionalismo, o blog dela só busca que a justiça seja feita, e é desolador ver como estamos (todos nós) a mercê de um sistema penal ridículo, que não dá o devido valor para as vidas.
3) Soube por esse blog e pelo do Alexandre que duas mulheres morreram da mesma maneira em um Motel, que todo mundo já teve vontade ir - dica: é famosézimo e fica na Marginal Pinheiros.
4) Por ser uma pessoa que optou estudar exatas, e por ter tido que estudar mecânica dos fluídos (ou fenômeno dos transportes I), compreendi que essa tragédia poderia não ter acontecido se houvesse maior controle técnico para indicar uma bomba para o sistema de sucção. O que me abalou muito, pois eu me lembro de quantas vezes fiquei de DP nessa matéria, porque odiava e achava que não tinha nada a ver estudar a vazão da caixa, a lei de Reynolds, e todos esses conceitos que temos que estudar para passar na matéria. E confesso que o meu pouco caso com perante a FTI, e com outras que estudei na faculdade e as que ainda terei que estudar, me deu remorso...e se fosse eu que tivesse indicado a bomba de sucção? E se tivesse acontecido com alguém que eu me importo? Me questionei de qual é a minha responsabilidade perante a profissão. Quais são as consequências que nossas ações (que julgamos) banais podem impactar na vida das pessoas? De quantas vezes vi a minha querida (mesmo) professora de FTI desolada, pois a galera da minha sala queria conversar sobre a balada do final de semana, ou estudar para balanço de material e energético (que é a segunda aula, que todos julgam mais importante). Como uma coisa dessa importância pôde passar batido???
Então nesse humilde e pouco visitado blog, deixo a nossa contribuição para que esse caso cada vez mais seja conhecido, para que você que está isso aqui agora pare e pense se a piscina que você vai entrar ou quem você ama, que está interessado em somente em se refrescar e se divertir está de acordo com as normas de segurança, pergunte ao síndico do seu prédio, pergunte a tiazinha que vc alugou o chácara, pergunte para o pessoal do clube que frequenta.
Alguma coisa tem que ser feita, pela Flávia que era uma menina saudável e feliz, por sua família, que em minutos tiveram a vida transformada para sempre, por outras vítimas que desconhecemos e por todos nós!

Por favor, vá até lá e leia o blog: http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com

Um grande beijo para você Odele!

Por Christina, Daniella e Fernanda

2 comentários:

Odele Souza disse...

Christina,
Obrigada por contar aqui em seu blog um pouco da história de Flavia.
Obrigada pelo excelente texto onde você coloca de forma competente,mostrando que leu se não todo, mas pelo menos muitos posts do blog de Flavia, a preocupação que devem ter os profissionais com conhecimento técnico de um sistema de sucção de piscinas, composto pelo conjunto motor/bomba/filtro, em passar informaçõs técnicas ao usuário ou consumidor final desses sistemas de sucção, casas, condominios,clubes, motéis e onde mais uma piscina for instalada.
A falta dessas informações técnicas podem gerar acidentes e tragédias que geram sofrimento, que destroem vidas. Não bastasse isto, a justiça brasileira tem deixado as vítimas desses acidentes sem indenização e entregues à prórpia sorte.

Muito obrigada Christina e fique com o meu carinho

Unknown disse...

Titi,
A forma competente com que escreveu sobre o assunto foi primordial para que a atenção ao assunto fosse dispertada. Aconteceu comigo tá? Não tinha idéia sobre o perigo dos ralos das piscinas e a história da Flávia é com certeza um despertador para várias frentes e de fato novidade pra mim.
Que a reflexão seja feita no que tange a responsabilidade profissional que todos nós temos quando desenvolvemos ou projetamos algo, que possamos buscar a transformação em nosso poder judiciário para que responsáveis sejam punidos e para que as famílias recebam em tempo hábil os recursos financeiros necessários para continuarem a tocar suas vidas e por fim à família de Flávia minha solidariedade e carinho.