segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A lorota do shampoo sem sal!

OK, a proposta aqui é só falar o bem, das coisas boas e tals, mas se tem algo que me deixa muito, mas muito irritada são as propagandas enganosas!
Sinceramente eu acredito que nem é má intenção, mas sim um enorme telefone sem fio, no começo da fila se fala "Quero comprar uma blusa" e no final da fila se tem a resposta: "Lei de Newton".
O sal que conhecemos e tanto queremos abolir de nossos shampoozinhos, o cloreto de sódio (NaCl) tem a única função de eletrólito (ãhn???), simplificando: Ele só serve pra dar viscosidade no shampoo, e ele não se deposita nos fios, e assim que se enxagua os cabelos, vai se o sal, o agente detergente (o palavrão Lauril éter sulfato de sódio) e todo o resto.
Mesmo quem faz progressiva pode usar shampoo com sal sem problemas, o fundamental é sempre utilizar shampoo para cabelos quimicamente tratados, mesmo que contenham cloreto de sódio na sua composição.
Ah!!! E porquê usam o sal ao invés de outras coisas, para engrossar o shampoo??? Preço baby, somente isso.
Tem sim outros agentes que podem ter a mesma função, mas sinceramente, eu prefiro que esse investimento na formulação seja em princípios ativos (como silicones, extratos vegetais e proteínas) a uma alternativa a nosso bom, velho e barato sal.


Por: Christina Santos

38 comentários:

Anônimo disse...

Bom.. eu discordo!!!
Talvez por meu cabelo ser descolorido... sou loira falsa! Quando uso shampoo com sal, meu cabelo fica um lixo!!!! Uma porcaria... claro que o sal serve pra deixar o shampoo com aquela liga diferente... como na cândida tb!!!!
Mas o fato é.... O SAL DO SHAMPOO RESSECA O MEU CABELO SIMMMMMM!!!!
Eu só uso shampoo sem sal... é religioso isso!!!
Se sal não ressecasse o cabelo, pq ao sair do mar o cabelo está uma palha?
Eu acho que seu cabelo é especial viu... pq se ele não resseca com o sal... o meu resseca e muuuuuuuuuuuuito!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Nossa... lamentável a resposta da colega anônima...
Comparar a quantidade (mínima) que se usa numa formulação de shampoo com a quantidade da água do mar é, com certeza, MUITA IGNORÂNCIA.
Perdeu a chance de gastar pouco em produtos com sal e de qualidade tão boa quanto (ou até melhores) que aqueles com sal.

Anônimo disse...

Concordo com vc!
Esse negocio de vender shampoo "sem sal", caiu na cabeça da mulherada, fazendo as temer o bendito sal. Mas qd se fala sal tem q se lembrar que é o cloreto de sodio (nao o de cozinha, pq ele eh hidrolisado se nao me engano). E em shampoos normais tem varios outros sais, q ninguem nem ao menos liga. Coitado do cloreto de sodio. Ja q ele nao se deposita nos fios, q mal ele ira fazer?
E como a outra comparou, sal do shampoo com a agua do mar... nem falo nada.
Adorei o blog!!

Beijooooooooooosss

Anônimo disse...

Gente, pelo amorrr hein?! Comparar a quantidade de sal presente no mar com a do presente nos shampoos, ninguém merece!!! Aliás, shampoos sem sal naum promoveriam espuma...vamos nos informar mais!!!

Anônimo disse...

Olá, pesquizando pela net eu acabei achando o blog e o interessante é que ta ficando polêmico essa coisa do"com ou sem sal" e como trabalho com produtos de cabelo aí vai uma dica;isso é marketing!, e os produtos sem sal requer diferencia porque vem acrescentado de ingredientes de tratamento que se tornam bons e caros,ex;tutanat,niely,biorene,shurya,ox,e outros mas os com sal tanbens são bons;ex.pantene reparação intensa,ox,dove terapy e outros que no momento não me vem a cabeça.,vale salientar que essas linhas populares como"Seda e outros podem danificar os cabelos por serem produtos somente de limpeza e não de idratação...resumindo seja qual for o produto,por mais ruin que seja o produto passa a provar,porque cada cabelo é um tipo e não esqueça que..produto bom nem sempre é caro! e shampoo somente lava!,o resultado maior está no condicionador que trabalha bem mais no cabelo do que o simples shampoo. bjs da tati

Anônimo disse...

vilminha diz.. nossa e verdade este moda de shampoo sem sal.. virou mesmo mania.. e esta pegando na mulherada.. princilpamente que faz tal de progressiva.. mais realmente.. shampoo serve pra lavar o os cabelos condicionador serve pra fechar .. mais pra falar e verdade que shampo seda e bomba isto e viuuu.. a propaganda engana mesmo os brasileiros gosta de ser enganado.. eta produto que destroi o cabelos este tal de seda..

Anônimo disse...

Muito bom esse blog!
já havia percebido que meus cabelos ficavam mais bonitos com o uso de um shampoo que contem sal (pantene) que com os demais... e meu cabelereiro sempre recomendou qe eu usasse o sem sal... simplesmente acreditava que meu cabelo era diferente dos outros kkkk
o esclarecimento é sempre bom

Anônimo disse...

nossa pessoal, fiz a escova progressiva na semana passada, aí caí na conversa do cabeleireiro de comprar shampoo sem sal. Foi a por coisa que eu fiz, lavei os cabelos com um shampoo da marca aroma do campo e meu cabelo ficou uma palha.
não sei o que fazer?
ah! será que alguém podia me indicar alguma marca de creme bom pra eu fazer hidratação em casa?
muito obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Pessoal,

Tenho que confessar sou uma das que aderi completamente a mania do shampoo sem sal.

Gostaria de saber se alguém tem relatos que o shampoo, condicionador e o tonico da linha LGA 09 causou reação alérgica em alguém?
No meu caso na segunda vez em que usei estou toda empipocada na lateral do rosto, no colo e pescoço...
Se alguém souber de algum caso parecido por favor me ajudem...

Grata

Anônimo disse...

gostaria de saber sobre queratina pois fiz uma escova definitiva e detonou c/ meu cabelo e me disseram que a queratina recupera cabelos danificados.

Anônimo disse...

ADOREI encontrar essa conversa sobre SHAMPOOS SEM SAL! Fiz uma escova inteligente e minha cabeleireira me disse que "a escova dura mais se usar shampoo sem sal". Acabei comprando um da OX, e gostei. Mas no fundo acho que essa história tem um Q de "lorota". Pois eu só usava os shampoos da Natura, que tem sal (Sodium Chloride) e eram maravilhosos pro meu cabelo. Acho que o que importa é a qualidade do shampoo e não se tem ou não sal. Abraços, Tari!

Anônimo disse...

Adorei o que vc falou , finalmente uma pessoa sensata nesta vida...

Anônimo disse...

Na duvida lave com sabao de coco!!!!!!

Anônimo disse...

Âi q raiva, fiz uma progressiva caríssima e a cabelereira me fez comprar um kit com shampoo sem sal, condicionados e leave-in por R$75,00 pois ficou me assustanto dizendo q outros produtos não são compatíveis e que o shampoo normal com sal faria mal.... acho q fui enganada não é!!!

Anônimo disse...

para a anônima que perguntou sobre a queratina, eis a resposta: Querida, nossos cabelos já produzem queratina naturalmente assim como o colágeno, quando se faz qualquer tratamento químico, o nosso cabelo perde queratina(que é a principal vitamina que compõe o cabelo), sendo assim o óbvio a se aconselhar é repor a queratina que seu cabelo perdeu acrescentando também o colágeno(que da elasticidade no cabelo, sem elasticidade o cabelo quebra mais facilmente) aconselho você a comprar um xampu e condicionador que contenha a queratina e o colágeno ou falar com o seu cabeleireiro para que faça um tratamento especifico para repor os nutrientes que o seu cabelo perdeu. Quanto aos xampu sem sal, acredito que os cabelos se beneficiam, pois, antes da água "levar" o sal que contem no xampu o seu cabelo absorve os nutrientes que o compõe.

Anônimo disse...

Bom eu fiz progressiva, semana passada, ainda não lavei o cabelo em casa, mais ja comprei meu kit sem sal...Pelo sim e pelo não, prefiro não ariscar...Eu gastei mto pouco com o shampoo e condicionador juntos o nome é Cabelos Therapya...Mto barato mesmo...E tem mascara de Hidratação...Comprei Capsilin Leite alisante, e um reparador de pontas, da finally, so não comprei ainda a mascara de hidratação....Gastei 21 Reais e doei os produtos que eu ja tinha antes da escova, pra pessoa que quer hidratar os cabelos em casa, essa marca que eu citei ainda não experimentei, mas um dos produtos que eu usei e foi pra doação eh a linha na Novex que eu acho mto boa, vem com um 1 kg e vc paga de 12 a 15 reais no creme de hidratação...Esta ai minha dica...

Anônimo disse...

Ah detalhe essa linha que eu comprei da Cabelos Therapya foi indicado pela minha cabeleireira...O capsilin deixa o s cabelos super soltou eu ja esperimentei é um "Livi in" É ASSIM QUE SE ESCREVE??? bom não sei..mas é isso ai...

Anônimo disse...

Meu cabelo é um laboratório de tanta química que faço. Relaxamento, progressiva, tintura... Fiz progressiva no começo do mês com uma outra profissional e ela me disse que realmente esta história de sem sal é só marketing. Sabe que eu tô começando a acreditar, porque a outra pessoa que fazia a progressiva sempre me vendia uns kits de shampoo e condicionador que eram sem sal e que eram compatíveis com a química. Perdi bastante dinheiro...rss
Tô usando um colorama de Ovo e o danado tá até que prestando, e olha que já usei muitos outros shampoos caros.

Anônimo disse...

O que posso dizer é que meu cabelo tem luzes e já tentei usar os shampoos "sem sal" mas não me adaptei. Fora o fato desse tipo de shampoo não fazer quase espuma na hora do banho (o que para mim dá a impressão de que o shampoo não rende), meu cabelo fica um LIXO total! Prefiro então, os shampoos comuns, com preferência pela marca Elsève

Silvana disse...

Que DEUS Conserve este blog!!!Fiz progressiva,comprei shampoo e cond. s/ sal,1º lavada...ótimo,mas daí em diante...Misericórdia!Meus cabelos estão muito secos,antes usava shampoos e cond. da Natura(cacau e andiroba),fico olhando pra eles...Agora tem 1 linha (natura)pós química,uso ou não uso?Eis a questão!Socorro gente!!!

Anônimo disse...

o caso do xampu sem sal é o seguinte: eles abrem muito as escamas do cabelo e o produto aplicado ( a escova progressiva)sai com mais facilidade dos fios. os xampus sem sal não abrem tanto as escamas e o produto fica por mais tempo no cabelo.
é isso!
abraços

Anônimo disse...

Gostei muito deste blog,quanto este assunto acredito que tudo seja markentig,temos varios produtos com preços assesiveis que fazem maravilhas,creio que o processo depende de cada tipo de cabelo. No momento estou a procura de um bom produto pois meu cabelo se acostuma facil tenho sempre que mudar. O que não abro mão é da mascara de hidratar em 3 minutos da natura é excelente,acho que vou experimentar o shanmpo da pantene depois eu conto no que deu. Tenho que concordar os produtos da seda deixa o cabelo durão, efeio palha de aço,terrive!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Se o sal no shampoo ( qdeve ser o ph) __ se não for me esclaressam plisss__ serve para fazer espuma, por que outros produtos como creme de pentear e condicionador também contém ph???

Anônimo disse...

Oiê!!
Eis aqui uma pessoa com uma dúvida cruel..rsrs..fiz uma Escova Indiana(escova inteligente) e gostaria de saber que shamppo sem sal usar se o Dove ou o Ox??Qual é o melhor??Ajude-me faz uma semana que fiz e ainda não lavei meu cabelo..rsrs..bjinhos ..Ah eu tenho cabelos oleosos tem alguma coisa a ver??bjuss..

Anônimo disse...

Para a futura engenheira química...o que você sabe a respeito do NaOH na composição de alguns produtos para cabelo? Devemos ficar atenta?

Anônimo disse...

Esse negócio de repôr queratina em casa deixa o cabelo estranho, meio duro,com textura vitrificada. O melhor é gastar um pouquinho no salão e fazer uma queratinização ou uma cauterização que repara o cabelo inteiro da raiz as pontas e dura uns três meses(+ou -).Doses de vitaminas, colágeno,tutano,etc ,DE MENOS COM QUERATINA, são ótimos.Cremes com essas composições tb são.Encontramos em lojas de cosméticos ,drogarias. Eu uso da Barro Minas,da Finaflor,da bioextratus. Fica aí a dica.

Anônimo disse...

Me desculpe, para a engenheira química.......o que vc sabe a respeito do hidróxido de sódio em alguns produtos para cabelo que não sejam pastas de alisamento. devemos ficar atentas?

Anônimo disse...

kkkkkkkk!quanta lorota!cada marca de creme varia de acordo o cabelo!
sou loira e faço luzes e uso o da barro minas de queratina é maravilhoso! talvez no seu não seja.
por isso vá a um profissional que realmente entenda.
Porque esses comentarios acima... Ninguém merece!

Anônimo disse...

concordo plenamente! Barro minas de queratina é muuuuuuuito bom mesmo!
indicado para cabelos quimicamente tratados.
ainda bem que existe pessoas sensatas... que não perde o tempo contando lorotas rsrsrs!

robson carneiro disse...

Veja bem!Quando a minha pressão tá alta, uso o shampoo sem sal, se baixa um pouquinho uso com sal,maasss, se tiver ressecado tomo um lactopurga que resolve bem, cabelos sem brilho depende muito do astral no dia, pra sair bem na foto e quanto tá oleoso lavo os cabelos em baixo do sugar que ele tira o excesso. Afinal como dizia xuxa shampoo qualquer um, agora... condicionador tem que ser Monange!

Anônimo disse...

O ideal é mudar de shampoo e condicionador sempre!!!!! eu sou completamente viciada em shampoos,condicionadores e máscaras de tratamento.Amo Redken(al soft),Joico(K Pak),loreal professional(vitaminocolor),SH RD (sem enxague,que é um milagre para os cabelos!!!!! As famosas não vivem sem!!!)além de outras...agora quer ter um cabelo bonito usando novex não rola!!!! Esse creme é trevas!!!!!

Anônimo disse...

Uma coisa que eu tenho pânico é esse povo que fica dias sem lavar os cabelos e quer que ele seja bonito!!!!!Gente,cabelo tem que ser lavado todos os dias ,ainda mais com esse calor!!!! É uma porqueira ficar com aquele cabelo seboso e fedorento socorrooooooo!!!!!!!! Não há namorado que aguente!!!!!

Unknown disse...

eu tbm nao acredito nessa de shampoo sem sal,pois fiz 3 alisamentos (escova oriental) mas conheçida como semi-definitiva e uso a linha pantene e meu calelo melhorou mto e uso um leite para pentear da linha garnie,pq faze alisamento e usa seda ninguem merece. jessica rj

Anônimo disse...

Amigas, certas as que pregam o uso do xampoo com sal! A quantidade é tão insignificante que não influencia no cabelo. Essa história de xampoo sem sal, foi uma maneira de fabricantes tornarem os produtos mais caros, sim! Já havia lido matérias na internet, que químicos relataram essa questão. Uso produtos Pantene, meu cabelo tem escova definitiva e está ótimo. Antes usava Tânagra sem sal, e pasmem com Pantene ficou melhor!

julio prates disse...

vendo formol =queratina pura =silicones = shampoo = vendo produtos pra vc fazr progressivas em casa u no seu salão sem pagr caro por isto e so ligar 011-2694-3317 ou no meu msn julioprates36@otmail.com

Aline disse...

Cada cabelo responde de um jeito. O Dove é maravilhoso para minha mae, mas deixa meu cabelo um LIXO.
E shampoo sem sal para meu cabelo com escova gradativa e atualmente vermelho fazem diferença.
Estudos feitos recentemente pela Revista FAPESp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) demonstram que o Sulfato Lauril tem um efeito alem do desejado e remove muito mais que a sujeira da nossa cabeleira. Podem retirar pigmentação. Shampoo sem Sal e Sulfato Free sao coisas BEM diferentes !!!!

Se Shampoo sem sal e sem sulfato deixam meu cabelo mais bonito e fazem a coloração durar mais que os convencionais, sou adepta sim...

Ana lu disse...

Aqui a resposta para todas as duvidas sobre o sal do shampoo e o mar,rs.
http://www.naturacabelos.com/2010/02/22/o-mito-do-shampoo-sem-sal/