terça-feira, 20 de novembro de 2007

20 de Novembro - "Dia a Consciência Negra" . É só da Consciência Negra mesmo?


São 267 municípios em 12 estados brasileiros que decretaram no dia de hoje feriado em comemoração o "Dia da Consciência Negra", além de ser um movimento que tenta promover através de discussões e de eventos culturais o resgate da história contributiva dos negros do Brasil, foi escolhida a dedo porque nesse dia em 1865 Zumbi dos Palmares, foi morto. Esse é considerado um mártir, pois lutava bravamente contra a escravidão e seu quilombo chegou a ter 30 mil negros refugiados. Detalhe o Brasil hoje possui 5.562 municípios, segundo o IBGE.

Bem a questão que quero dividir aqui não é nem se teríamos que ter um feriado ou não, na verdade quero tocar naquele delicado assunto, que incomoda, segrega, ofende, mas que quando levantado ouvimos: "Imagina, não acredito que o Brasil seja preconceituoso, olha como é linda essa miscigenação" ou algo do tipo "Preconceituoso? EU? Jamais só fico preocupado com a diferença cultural e social que existe entre a Maria Eduarda e o Pedro, afinal de contas eles são de mundos bem diferente."

Todas as vezes que falamos dos negros lembramos de como são pobres, favelados, narigudos e muitas vezes até bandidos, porém hábeis no futebol, fazem um carnaval espetacular, uma feijoada maravilhosa e dançam um samba como ninguém ... e samba lembra mulher e mulher negra lembra corpão com um belo pandero, que bonito de se ver. Masssssss qual foi mesmo a contribuição que essa raça trouxe para a nossa nação, para o mundo, além de carregar coisas pra lá e pra cá? Alguém me ajuda a responder? Alguém?

Pois bem, fontes históricas valorizam as influências africanas na formação da cultura ocidental. No Brasil não podemos negar a influência africana no nosso português, principalmente, se levarmos em consideração que a presença de negros africanos em território nacional proporcionou um contato direto com os homens brancos e índios que aqui viviam, refletindo diretamente sobre o comportamento social e a cultura, em geral. Além disso temos influência na arquitetura, ciência, literatura, música, política, culinária, esporte, literatura, cultura e etc..


Segundo a professora baiana Neide Smolka, doutora em letras e educação, que realiza uma minuciosa pesquisa sobre a cultura negra e o péríodo da escravidão , cinco séculos antes de Cristo, Heródoto já mencionava os africanos, especificamente os etíopes do Norte e do Sul, que compunham o exército negro. Além disso, cientistas concordam que na África surgiu o primeiro ser humano.

Os quilombos, onde os escravos ficavam refugiados, eram liderados por negros cultos, princípes e nobres, diferente do que a maioria das pessoas pensam, pois eles tinham consciência de seus direitos e eram preparados, uma vez que pertenciam a parte nobre da sociedade feudal ao qual viviam na África e com isso idealizaram e coordenaram grandes movimentos a favor da resistência a escravidão.


Os números da escravidão indicam que durante 400 anos milhares de homens, mulheres e crianças foram escravizados e o Brasil foi um grande parceiro nisso tudo, aqui era onde o tráfico de escravos acontecia em proporções estrondosas. Os traficantes de escravos ganhavam mais que os próprios fazendeiros ou plantadores de café e de cana-de-açúcar.

A professora Cácia Rehen (Jeuié/BA) declara: "A questão dos escravos é tão dolorosa como o holocausto, mas ao contrátrio do que acontece com o povo judeu, pouca gente no mundo dá a devida importância ao ocorrido com os negros".

Mas a maioria das informações que temo vem da história, não essa história que a gente aprende na escola de que os negros foram trazidos e obrigados a trabalhar, que apanhavam e que depois a nossa querida Princesa Isabel resolveu, por um ato de bondade e solidariedade assinar a Lei Áuera. Não gente, tem muito mais conteúdo nessa história. . . A nossa princesa estava sofrendo uma baita pressão política uma vez que o Brasil foi o último a libertar seus escravos e uma das coisas que nossos políticos avaliavam era, caracas! Se tivermos que indenizar essa negrada toda, vai faltar dinheiro. Diferente dos europeus e japoneses que aqui chegaram e receberam subsídios para contribuirem para o crescimento econômico do país e assim se reestabelecerem, os negros foram jogados às ruas sem ajuda alguma, sem preparo, moradia, estudo e até mesmo alimento. Tiveram que se virar, afinal de contas estavam bem longe de casa. Só para vocês terems uma idéia a Lei Áurea demorou 56 anos para ser aprovada, vocês tem noção? Bem parecido com as leis que temos de transformação social e de desenvolvimento econômico que hoje tramitam no Congresso Nacional, qualquer semelhancia é mera coincidência.


Dados sobre a miscigenação apontam que: "A partir de estudos genéticos, 45% ou 77 milhões de brasileiros possuem 90% ou mais de genes africanos subsaarianos. Mais de 75% dos brancos do Norte, Nordeste ou Sudeste apresentam ancestralidade africana superior a 10%. Mesmo no Sul, com seu marcante histórico de imigração européia, este valor é na ordem de 49%. Em comparação, nos Estados Unidos apenas 11% dos brancos apresentam mais de 10% de genes africanos.
Conclui-se que 86% dos brasileiros, ou 146 milhões de pessoas, possuem mais de 10% de genes africanos". Fonte: Wikipédia.

O "Dia da Consciência Negra" retrata a disputa pela memória histórica do negro brasileiro. Preservar a memória é uma das formas de construir a história. E todos nós fazemos parte dela e podemos trabalhar para que a consciência seja coletiva. Ensinando nosso filhos, contando a verdade, se informando, cobrando da mídia, prestigiando, enfim . . .que tal uma sociedade de fato igualitária e democrática? Precisamos mesmo de somente um dia para pensarmos nisso?
Por: Daniella.

Ahhhhhhhh, mais eu faço "cuestão" de postar isso!!!!



Aí ô antes de receber esse newsletter eu já havia cantado essa bola, estamos conversadas Loira Falsa??? hehehehehe!

Por: Christina

Pole Dancing

A uns tempos atrás vi um vídeo que mostrava sobre o Pole Dancing = Dançar no mastro. Entrei nesse site que vende o pole portátil, tipo um...faça o seu showzinho particular! Mas (de verdade) eu pensei em comprar um para se exercitar, veja a sequência:




Quer ver em movimento?

Caramba! É obrigatório usar todos os músculos do corpo para fazer isso! Achei bem legal (fora o fator sexy da parada, é claro!) hehe!
Vídeo para iniciantes:

VideoJug: Pole Dancing For Beginners: The Fireman Spin
Mas como nada é perfeito, depois de semanas sem ver TV, vi o finalzinho da novela da "Grobo", e me aparece a Flávia Alessandra* desse jeito:

Aí é sacanagem! Mesmo que tenha rolado uma dublê de corpo, que corpo é esse dessa mulher???? Agora o tal Pole Dancing, vai virar mania no Braza e lá se foi o fator surpresa para o bofe! Será que é obra do tal inconsciente coletivo??? Nhé:P

*A única coisa errada na Flávia Alessandra é esse nome artístico!!!! Sempre achei horrível esse combinação! E não é invejinha não viu, afinal quem vos fala é uma pessoa que se chama Christina Leila! (Que jamais usaria essa combinação para nome artístico!)

Por: Christina (sem o Leila, please!)


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ao meu muso Mussum!

Sabadão num boteco da Cardeal Arcoverde, começamos a falar do Mussum, dos Trapalhões e os "Originais do Samba", putz! O Mussum era bom demais! Cacildes!
Encontrei nesse site, uma breve biografia desse cara, gente fina, que apesar de tudo, sempre será o Trapalhão preferido de muita gente!

Quem não lembra daquele cara gente boa que dizia “Cacildes’’?. No dia 12 de Julho de 1994, aos 53 anos, morria O Trapalhão Mussum por complicação de um transplante de coração, deixando um legado de 27 filmes e mais de vinte anos de participações televisivas que marcaram uma geração de pequenos e grandes crianças. Ele, com seu jeito manhoso e descolado, recebeu em 1969 um convite de Chico Anysio para trabalhar na extinta TV Tupi na Escolhinha do Professor Raimundo e em vários musicais da TV Globo e Excelsior, onde conheceu Dedé Santana, que em 1974, o convidou para fazer parte dos Trapalhões, onde se imortalizou com suas gírias “forevis’’ e seu inesquecivel “mé”(cachaça).

Antes de se tornar o Mussum, Antônio Carlos Gomes foi criado nos morros cariocas e num colégio interno, no qual estudou por 9 anos, recebendo o diploma de ajustador mecânico e logo depois mais 8 anos nas forças armadas com a Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado, no que possibilitou fazer parte do grupo "Os Originais do Samba" e viajar por quase todo o mundo com vários sucessos como "Assassinaram o Camarão". Em 1969 Dedé Santana o convidou para fazer parte dos Trapalhões, porém, Mussum recusou dizendo, no maior humor, que pintar a cara, como é costume fazer entre os atores, não era coisa de homem, mas parece que a vida de trapalhão o chamava de qualquer jeito, onde em 1975 não resistiu e entrou oficialmente para a turma no programa O Mundo Mágico dos Trapalhões, fazendo já no ano seguinte o personagem Guarda Azevedo no filme Trapalhão no Planalto dos Macacos.

De lá, foram 29 anos de trapalhadas e cambalhotas, incorporando personagens inesquecíveis como o Fumaça (O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão - 77), Fumê (Os Trapalhões e o Rei do Futebol - 86), Homem de Lata (Os Trapalhões e o Mágico de Oróz - 84), Mussaim (A Princesa Xuxa e os Trapalhões - 89), Mumu, o Mago (Uma Escola Atrapalhada - 90), que se fazem presentes na mentes e nos corações de todos os adultos de hoje, sendo considerado um dos maiores comediantes que o Brasil já possuiu, ao ponto de merecer um museu na escola de Ricardo Albuquerque, no interior do Rio de Janeiro, onde guarda roupas, filmes e instrumentos musicais que pertenceram ao comediante.

OS 10 MANDAMENTOS DO MÉ

I- Sempre que tomais algo etílico brindais ao Mussumzis!
II- Não cobiçais o mé alheio.
III- Louvais sempre ao Mussum como o cara mais gente boa do mundis! (Você com certeza deixaria o Mussa ficar com a sua irmã)
IV- Façais todo ano o ritual sagradis do Mé!
V- Torçais e vejais sempre a mangueira entrar! (No bom sentido, é claro!)
VI- Matarás todas as garrafas!
VII- Não roubarás o mé alheio, peça primeiro!!
VIII- Sempre que puder, fique somente de cueca e meias!!
IX- Cultive a tradicional "pança de cervejeiro".
X- Agradeça sempre pelo mé nosso de cada dia!

FILMES DO MUSSUM

1991 - Os Trapalhões e a Árvore da Juventude
1990 - O Mistério de Robin Hood
1990 - Uma Escola Atrapalhada (Mumu, o Mago)
1989 - A Princesa Xuxa e os Trapalhões
1989 - Os Trapalhões na Terra dos Monstros (Mussum)
1988 - O Casamento dos Trapalhões
1988 - Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva
1987 - Os Fantasmas Trapalhões (Mussum)
1987 - Os Trapalhões no Auto da Compadecida
1986 - Os Trapalhões e o Rei do Futebol (Fumê)
1986 - Os Trapalhões no Rabo do Cometa
1985 - Os Trapalhões no Reino da Fantasia
1984 - A Filha dos Trapalhões
1984 - Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (Homem de Lata)
1983 - Atrapalhando a Suate
1983 - O Cangaceiro Trapalhão
1983 - Os Trapalhões na Serra Pelada (Mexelete)
1981 - Os Vagabundos Trapalhões
1981 - O Mundo Mágico dos Trapalhões
1981 - Os Saltimbancos Trapalhões (Mussum)
1980 - O Incrível Monstro Trapalhão
1980 - Os Três Mosqueteiros Trapalhões (Mussum)
1979 - O Cinderelo Trapalhão (Mussum)
1979 - Rei e os Trapalhões (Abol)
1978 - Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (Mussum)
1976 - O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (Fumaça)
1976 - Trapalhão no Planalto dos Macacos (Guarda Azevedo)

E tem mais!!!!

"Sabe quem perguntou por você?"



"Isso aqui tá virando baguncis!"


E uma música muito legal dos Originais do Samba (mesmo eu que ODEIO samba, gosto muito dessa música!)


Ao querido Mussa! Um gole de mé! Cacildis!
Mas sempre tenho a seguinte dúvida: Qual é a correta grafia de Cacildis?????

Por: Christina

domingo, 18 de novembro de 2007

Fotos de Samara

Muito antes do filme "O Chamado", já existia uma Samara terrível na minha vida, ela era a priminha mais nova da minha amiga mais nova (Dani te amo, volta logo!).
Pois bem, o tempo se passou e ela se tornou um belo palhaço emo, ops! uma linda mulher e agora é fotógrafa! Que chique! Eu tenho uma amiga fotógrafa!
Estou fazendo um jabazinho básico para que ela nos fotografe para o nosso novo template, mas enquanto isso, vai uma amostra das fotinhos bacanas dela:
Ah, ela não é essa não viu?




Vamos as fotos:



E antes que vocês me perguntem, essa é a Samara, que me refiro:
Bela foto, não? Apesar de preferir mil vezes a foto: Palhaço Emo Forever!!!

Bom antes de terminar o Jabá, segue o e-mail para contato: samara.assi@gmail.com

Por: Christina

Capulana? Que?



Por definição:
"Capulana (origem tsonga) é o nome que se dá, em Moçambique, a um pano que, tradicionalmente, é usado pelas mulheres para cingir o corpo, fazendo as vezes de saia, podendo ainda cobrir o tronco e a cabeça. Utilizada largamente em Maputo, é vendida por ambulantes. A riqueza de cores e motivos constitui-se numa característica da riqueza cultural do país". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capulana


Agora, depois dessa breve definição....

Alguém sabe onde podemos comprar esses panos africanos? Maravilhosos não?

Por: Daniella

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Nota fiscal Paulista

Não sei se todos sabem mas o Governo de São Paulo, lançou um programa de incentivo a solicitação de notas fiscais com alguns benefícios para o consumidor.

É muito simples, você tem que ir até o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e fazer o cadastro de seu CPF e sempre que for a qualquer estabelecimento comercial, restaurantes, lanchonetes, cantinas, postos de gasolina e etc. peça a sua NOTA FISCAL PAULISTA. A pessoa do caixa solicitará seu CPF e a nota será emitida com ele no campo superior, depois disso guarde-a e entre no site para conferir o lançamento do valor comprado.

Os benefícios são: depois que o ICMS for recolhido, a Secretaria da Fazendo creditará ao consumidor a parcela do imposto a que ele tem direito, proporcional ao valor da compra. Depois disso o crédito, utilizado em até 5 anos, poderá ser reduzido do débito do IPVA, transferido para a conta corrente ou poupança, creditado em cartão de crédito ou transferido para outra pessoa ou devolvido em prêmios (esse último não faço idéia do que seja).

No site, no canto direito da página tem um link chamado Consulta, onde você pode fazer o seu cadastro como pessoa física ou jurídica. Do outro lado tem o cronograma de implementação que informa quais estabelecimentos farão parte do programa.

Mais do que depressa eu já fiz o meu cadastro e depois do desconto a solicitação da nota fiscal será minha segunda fala : O

Por: Daniella